Pular para o conteúdo principal

Sensibilidade Dentária




Resultado de imagem para Belo sorriso


Uma das situações recorrentes na Odontologia é a sensibilidade dentária.
Ela ocorre por vários fatores, e a mais comum delas é a retração gengival.

                              

Muitos pacientes nos procuram relatando que sentem um incomodo, uma sensibilidade, as vezes mais forte, uma dor aguda. É algo que incapacita, quando mais aguda, a uma das atividades básicas da vida que é a alimentação. O alimento quente, ou o frio; os alimentos cítricos, adocicados, provocam algo como um "choque" na estrutura dentária e impede, ou reduz, a exposição da pessoa a estes alimentos, ou bebidas.
As vezes isso não ocorre somente com a alimentação. Muitas vezes é na higienização, que ocorre o incomodo. Ao passar as cerdas da escova pela região do colo dental, ou ao passar o fio dental, vem a sensibilidade e atrapalha esta atividade. Como consequência se deixa de higienizar este local, muitas vezes, o que acarreta outro problema que é o acumulo de placa, ou biofilme, na região ( mas  isso é assunto para outra postagem).

Você já sentiu essas sensações? É bastante desagradável, não é?

Bom, é claro que o auxilio do profissional é imprescindível, mas algumas atitudes podem colaborar enquanto esse auxilio não é buscado.

Por exemplo, existem escovas dentais que são muito boas para a higienização de forma suave e agradável. Eu sempre costumo indicar as de cerdas macias, existem no mercado ótimas escovas, e outras não tão boas (infelizmente o preço é um diferencial que denota qualidade, as mais caras tendem a ser as melhores) Não vou citar nomes, mas indico aos meus pacientes as de cerdas macias, como já citei, atualmente as com cerdas emborrachadas nas laterais, e mais recentemente as com um maior número de cerdas, que são macias e muito eficazes.

      


Outro aspecto é o dos cremes dentais. Existem cremes com dessensibilizantes, outros indicados para dentes e gengivas sensíveis, existem outros que são específicos para a sensibilidade dental. ( Como a intenção não é citar marcas, o ideal é conversar com um profissional da área para ver qual a indicação melhor para cada caso)


Também deve-se estar atento á técnica de escovação utilizada, e não só em relação à força, pressão aplicada, também o tipo de movimento faz diferença. O ideal é sempre utilizar movimentos suaves, de duas formas, ou em rotação, ou em movimentos ascendentes ou descendentes, englobando dois a três dentes por vez.



( não precisa medir os graus de inclinação não, tá. Só inclinar, mais ou menos a 45º)

 Movimento circular

( as fotos não são minhas, são de fontes da internet)

Sempre procure um profissional para lhe dar mais esclarecimentos e adequar qualquer tratamento ao seu caso individual. Não se medique sozinho. Além de perigoso pode ser ineficiente.

É isso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bodas de Prata

( primeira foto em 1992, UFSM/RS; segunda foto em 2017, Recanto Maestro/RS) O que significam 25 anos de profissão? Significa uma vida dedicada ao que se escolheu para fazer, para estudar, para aprender! No dia 12 de setembro completamos 25 anos de formados! Uma turma de 32 colegas, jovens cheios de sonhos e projetos. Hoje realizados, todos bem, saudáveis, felizes com seu trabalho, suas famílias, provando que a maturidade faz bem, faz muito bem. Me propuz a ir no encontro de 25 anos e senti uma emoção muito grande de rever meus colegas, minhas amigas, minha parceira de clinica, professores... Comprovei que escolhi certo quando aos 18 anos decidi pela Odontologia.
PARABÉNS PRA NÓS!!!! QUE VENHAM MAIS 25, será que aguentamos até lá?
Tomara que sim!!!!Porque é muito bom estar na ativa, estar bem e estar feliz! Em um caso de amor com a Odontologia, esse é o meu caso!
É isso! Tchau!

Para constar...movimentos...cursos

No mês que passou estive presente no 2º Meeting de odontologia Estética em Chapecó Sc
Foram 3 dias de cursos excelentes, onde além da troca de experiencias e vivências odontológicas pude aprender muita coisa nova, e rever muitos amigos e colegas.
Foram dias muito felizes.


Uma coisa que amo é estudar, e quando tenho a oportunidade de fazer cursos e aprender, me realizo.

Destaque para dois cursos especiais Ronaldo Hirata e o Prof Sérgio de Poços de Caldas, MG.
Hirata falou sobre Resinas Compostas, estética e amor à odontologia; trouxe técnicas novas e aperfeiçoou as já sabidas, falou sobre materiais, sobre escultura, sobre amar o que se faz;
Sergio sobre gestão, contando de sua experiência como gestor de um hospital e de como gerencia sua equipe. Falou do quanto é importante um atendimento diferenciado, cuidadoso, detalhado e até detalhista.

Saí muito feliz desse meeting, decidida a dar outra cara para a odontologia que faço a 25 anos, ou mais, se contar estágios e trabalhos pré format…

Sorriso gente como a gente!

Não só as celebridades tem belos sorrisos. No dia a dia encontramos muitos sorrisos bonitos, saudáveis e harmônicos. Dentre os que pude auxiliar e tratar posto alguns que, com prévia autorização, deram muitas alegrias durante e depois do trabalho realizado. Compartilho com vocês algo que me dá muita alegria, algo meu, algo que amo e que me enche de estimulo a cada dia. Quando se diz " Em um caso de amor com a Odontologia" é isso, o amor que se tem em ajudar os outros a serem mais saudáveis e felizes. 
Aí está:






Todos os nossos trabalhos são fotografados, desde as menores restaurações, os clareamentos, facetas, até as reconstruções maiores com implantes, as ortodontias, as harmonizações faciais, de todos pedimos autorização para publicações, alguns autorizam, outros não, como é conveniente a cada um, logicamente, mas para nós é uma satisfação muito grande poder terminar um trabalho com a alegria de um sorriso ou a emoção de uma vida modificada pela harmonia e beleza da face.