Pular para o conteúdo principal

Para um sorriso sempre lindo



 sorriso bonito




A Odontologia estética trabalha com duas frentes principais, a estética branca, que são os dentes e a estética vermelha, que trata as gengivas.
Pois bem, 
Tenho visto muito em meu consultório pacientes com muitos problemas gengivais, muitos. Isso prejudica a beleza do sorriso. Talvez não seja tão visível para quem não trabalha com a odontologia a questão da saúde, mas se percebe sim, uma gengiva mais alta, uma coloração mais arroxeada, e em casos mais graves, até sangramento. Sim já tive casos onde um amigo me relatou sobre isto, contando sobre uma conversa que teve e que nesta conversa percebeu no interlocutor as gengivas sangrarem...Horrível não é?
Mas isso é bastante comum.Observo pelo numero de pacientes que tenho atendido com este problema.

Vejo que no mais das vezes é falta de informação. E quem, senão uma dentista, pode trazer estas informações de forma clara, objetiva e verdadeira? 

Vamos ver então:

Como fazer então para ter uma boca realmente saudável?
Que recursos utilizar?
Que técnicas de higienização são mais indicadas?

Resultado de imagem para técnica escovação bucal




Resultado de imagem para técnica escovação bucal


O que sempre indico aos meus pacientes é que usem uma escova MACIA, PEQUENA, anatômica e com cabo emborrachado que facilita a apreensão e a utilização da escova ( muitos pensam que uma escova grande limpa melhor, mas não, a escova grande na maioria das vezes machuca e dá uma falsa sensação de limpeza)






Resultado de imagem para técnica escovação bucal
Dois erros em uma só foto, escova grande demais, escova já desgastada. Quando sua escova estiver assim, troque.

Outro ponto é a técnica utilizada, o movimento ideal é  CIRCULAR, englobando de dois em dois dentes, não mais que isso. SEM FORÇA, sem pressa. 

Quanto aos dentifrícios, o ideal é aquele indicado ao seu caso, pois um  creme dental mais abrasivo não deve ser utilizado por quem tem sensibilidade por exemplo, assim como quem tem manchamentos externos deve utilizar sim, um creme dental mais abrasivo. Para saber com certeza só avaliando cada caso.

     Resultado de imagem para técnica escovação bucal     Resultado de imagem para creme, fio escova

E de SUMA importância, o FIO DENTAL. Qualquer fio pode ser usado, dando preferencia aos encerados. Com movimentos suaves, entrando em cada ponto de contato entre os dentes e aprofundando levemente nas gengivas, sem machucar. - É DIFÍCIL? sim, é difícil, as vezes até chato de se usar, mas é um treinamento, depois de alguns dias não se consegue ficar mais sem passar o fio entre os dentes.

Resultado de imagem para técnica escovação bucal     



  
Sempre penso que as técnicas de higienização são conhecidas e que não precisaria mais informar, mas este post fio motivado pelo numero de tratamento que tenho feito para tratar problemas gengivais. Os problemas gengivais são causados diretamente pela higiene deficiente; então isto prova que nunca é demais rever os conceitos de higienização dentária que se tem, para proporcionar sempre saúde e beleza a nossas bocas.

Resultado de imagem para sorriso lindo




É isso! Até a próxima!

Especialista em Implantes Dentários



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bodas de Prata

( primeira foto em 1992, UFSM/RS; segunda foto em 2017, Recanto Maestro/RS) O que significam 25 anos de profissão? Significa uma vida dedicada ao que se escolheu para fazer, para estudar, para aprender! No dia 12 de setembro completamos 25 anos de formados! Uma turma de 32 colegas, jovens cheios de sonhos e projetos. Hoje realizados, todos bem, saudáveis, felizes com seu trabalho, suas famílias, provando que a maturidade faz bem, faz muito bem. Me propuz a ir no encontro de 25 anos e senti uma emoção muito grande de rever meus colegas, minhas amigas, minha parceira de clinica, professores... Comprovei que escolhi certo quando aos 18 anos decidi pela Odontologia.
PARABÉNS PRA NÓS!!!! QUE VENHAM MAIS 25, será que aguentamos até lá?
Tomara que sim!!!!Porque é muito bom estar na ativa, estar bem e estar feliz! Em um caso de amor com a Odontologia, esse é o meu caso!
É isso! Tchau!

Para constar...movimentos...cursos

No mês que passou estive presente no 2º Meeting de odontologia Estética em Chapecó Sc
Foram 3 dias de cursos excelentes, onde além da troca de experiencias e vivências odontológicas pude aprender muita coisa nova, e rever muitos amigos e colegas.
Foram dias muito felizes.


Uma coisa que amo é estudar, e quando tenho a oportunidade de fazer cursos e aprender, me realizo.

Destaque para dois cursos especiais Ronaldo Hirata e o Prof Sérgio de Poços de Caldas, MG.
Hirata falou sobre Resinas Compostas, estética e amor à odontologia; trouxe técnicas novas e aperfeiçoou as já sabidas, falou sobre materiais, sobre escultura, sobre amar o que se faz;
Sergio sobre gestão, contando de sua experiência como gestor de um hospital e de como gerencia sua equipe. Falou do quanto é importante um atendimento diferenciado, cuidadoso, detalhado e até detalhista.

Saí muito feliz desse meeting, decidida a dar outra cara para a odontologia que faço a 25 anos, ou mais, se contar estágios e trabalhos pré format…

Sorriso gente como a gente!

Não só as celebridades tem belos sorrisos. No dia a dia encontramos muitos sorrisos bonitos, saudáveis e harmônicos. Dentre os que pude auxiliar e tratar posto alguns que, com prévia autorização, deram muitas alegrias durante e depois do trabalho realizado. Compartilho com vocês algo que me dá muita alegria, algo meu, algo que amo e que me enche de estimulo a cada dia. Quando se diz " Em um caso de amor com a Odontologia" é isso, o amor que se tem em ajudar os outros a serem mais saudáveis e felizes. 
Aí está:






Todos os nossos trabalhos são fotografados, desde as menores restaurações, os clareamentos, facetas, até as reconstruções maiores com implantes, as ortodontias, as harmonizações faciais, de todos pedimos autorização para publicações, alguns autorizam, outros não, como é conveniente a cada um, logicamente, mas para nós é uma satisfação muito grande poder terminar um trabalho com a alegria de um sorriso ou a emoção de uma vida modificada pela harmonia e beleza da face.